Sociedade de Agronomia do RS

NOTÍCIAS - sargs

SESSENTENÁRIO DO CURSO DE AGRONOMIA DA UFSM

Idealizada e fundada pelo prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho, foi criada pela Lei N° 3.834-C em 14 de dezembro de 1960, com a denominação de Universidade de Santa Maria (USM). A solenidade da criação da USM ocorreu em Goiânia-GO, na sacada do Palácio das Esmeraldas, em 18 de dezembro de 1960 e a cerimônia de instalação em Santa Maria-RS ocorreu em 18 de março de 1961.

A proposição foi da vereadora Maria do Horto, esposa do Vice-presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (AEAA), Francisco Carlos Gindri Salbego, aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.


Sociedade de Agronomia do RS

A Universidade Federal de Santa Maria foi a primeira universidade federal criada no interior do país, fora de uma capital brasileira. Esse fato representou um marco importante no processo de interiorização do ensino universitário público no Brasil e tornou o Rio Grande do Sul o primeiro Estado da Federação a contar com duas universidades federais.

Por cinco vezes foi presidente da AEAA e nunca mediu esforços para trabalhar e representar a classe, o que muito bem fez pelas diversas entidades e órgãos onde atuou e ainda atua. Nas associações profissionais, no CREA-RS e na própria federação gaúcha das associações profissionais de agronomia – Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS), onde exerce a função de Diretor Técnico, é muito respeitado e querido pelos colegas, comentou o Presidente da AEAA e da SARGS engenheiro agrônomo Leonardo Cera, que acompanhou a solenidade restrita a poucas pessoas em função das medidas de enfretamento à pandemia do Covid - 19, mas que foi transmitida ao vivo de forma on-line.

Criado pela Lei 3.877 de 1961 e implementado em março de 1962, o curso de Agronomia foi um dos pioneiros no campus de Camobi, tendo a faculdade de Agronomia seu primeiro diretor o professor Eng. Agr. Ary Bento Costa. Inicialmente o tempo de duração do curso era de quatro anos e somente no ano de 1988 foi aumentado para 10 semestres, com carga horária de 4.305 horas. Nos primeiros anos da UFSM, somente os cursos de Agronomia, Veterinária e Engenharia eram ministrados em Camobi e os estudantes se deslocavam em ônibus gratuitos do centro da cidade até o campus.

Não existiam ruas pavimentadas e os prédios estavam ainda em construção. Outros cursos foram deslocados para lá, entre o final da dé cada de 70 e início da década de 80, com a conclusão do prédio da Biblioteca Central e do Hospital Universitário.

Em 2021, o curso de agronomia da UFSM completa 60 anos. Desde os primeiros anos, a formação do engenheiro agrônomo oriundo da UFSM é muito eclética, fazendo os profissionais entenderem as necessidades técnicas não apenas regionais, mas de todo o país. A quantidade de aulas práticas tanto na área de produção vegetal como de produção animal e demais áreas de atuação dos engenheiros agrônomos, permitem um embasamento teórico- prático aos egressos do curso de Agronomia continuarem aperfeiçoando as suas atividades profissionais com o avanço das tecnologias.

fale com a sargs

Envie sua mensagem para o email: sargs@outlook.com.br / sargs.agro@gmail.com através do formulário abaixo que responderems o mais breve possível

ENDEREÇO

Rua Gen. Andrade Neves, 159, 11º andar - Sala 111
Ed. Amazonas - Centro Histórico
CEP: 90010-210 | Porto Alegre/RS

FALE CONOSCO

Fones: (51) 3226-6931 / (55) 99606-0760
sargs@outlook.com.br / sargs.agro@gmail.com
Facebook: @sociedadedeagronomiars