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REGULAMENTO PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NA REVISTA DA SARGS – EDIÇÃO 01

A REVISTA DIGITAL ON-LINE DA SOCIEDADE DE AGRONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL – SARGS: "AGRONOMIA GAÚCHA EM EVIDÊNCIA" passa a ter uma seção para que estudantes de agronomia e engenheiros(as) agrônomos(as) possam publicar ARTIGOS (CIENTÍFICO ou TECNOLÓGICO, ESTUDO DE CASO, RELATO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, OPINIÃO ou ANÁLISE EMBASADA), sobre temas de interesse da nossa profissão. Uma comissão formada por colegas dos Departamentos de Ensino e Relações Universitárias, de Pesquisa e Inovação Tecnológica e de Extensão e Atividades de Apoio à Produção irá apreciar e selecionar os artigos, cuja responsabilidade pelo conteúdo é exclusiva do(s) autor(es) respectivo(s). As edições da Revista, assim como a atualização deste regulamento e demais informações, estarão publicadas no site da SARGS, no seguinte endereço (www.sargs.agr.br).

I. PROCEDIMENTOS E NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO:
1. O artigo deve tratar sobre temas de interesse da agronomia e/ou do exercício profissional, ser escrito em português, inglês, espanhol, italiano ou francês e enviado por um(a) autor(a) em formato .docx, junto com os anexos II, III e/ou IV, à secretaria da SARGS através do e-mail (sargs.agro@gmail.com), em regime de fluxo contínuo, respeitando as normas próprias para cada natureza do artigo (CIENTÍFICO ou TECNOLÓGICO, ESTUDO DE CASO, RELATO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, OPINIÃO ou ANÁLISE EMBASADA). Aquele(a) que submete o artigo é cadastrado(a) como autor(a) correspondente.
2. A secretaria encaminha o trabalho para a comissão, que o submete a dois revisores, os quais avaliam o mérito técnico-científico e a pertinência do artigo quanto ao escopo da Revista da SARGS (Anexo V). Se não houver concordância entre os pareceres dos revisores, um terceiro revisor analisará e emitirá parecer. Se forem julgadas necessárias alterações no trabalho, elas serão solicitadas ao(à) autor(a) correspondente, que deverá encaminhar o trabalho com as devidas alterações ou justificar o não acatamento, no prazo de 30 dias.
3. Não há número limite de artigos submetidos por autor(a), desde que seja respeitado o número máximo de seis autores(as) por artigo, sendo preponderantes a originalidade e o mérito do trabalho.
4. Mais da metade dos autores de cada artigo devem ser estudantes de agronomia e/ou engenheiros(as) agrônomos(as), exceto em artigo monoautoral ou biautoral, no qual pelo menos um(a) deve ser estudante de agronomia ou Engenheiro(a) Agrônomo(a).
5. Os artigos de autoria de estudante(s) matriculado(s) em Instituição de Ensino Superior cadastrada na SARGS e/ou de engenheiro(a)(s) agrônomo(a)(s) sócio(a)(s) de alguma Associação de Engenheiros Agrônomos filiada a SARGS terá(ão) desconto especial para publicação a ser definido periodicamente pela SARGS (ver Anexo I).
6. ARTIGO CIENTÍFICO ou TECNOLÓGICO deve ter no mínimo quatro e no máximo seis páginas, devendo conter TÍTULO, AUTOR(ES), RESUMO, INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES e REFERÊNCIAS.
7. ARTIGO no formato ESTUDO DE CASO deve ter no mínimo três e no máximo cinco páginas, contendo TÍTULO, AUTOR(ES), INTRODUÇÃO, METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES e REFERÊNCIAS.
8. ARTIGO na forma de RELATO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, OPINIÃO ou ANÁLISE EMBASADA deve ter no mínimo duas e no máximo quatro páginas, contendo TÍTULO, AUTOR(ES), INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO, CONCLUSÕES e REFERÊNCIAS.

Sociedade de Agronomia do RS

II. FORMATAÇÃO DO ARTIGO: 1. FORMATAÇÃO GERAL:
a. Tamanho do papel: 21 cm de largura x 29,7 cm de altura, margens superior e inferior de 3,0 cm, e margens esquerda e direita de 2,5 cm;
b. Numerar as páginas;
c. Não deverá existir tabulação no texto;
d. Usar fonte Times New Roman, tamanho 14 para o título do trabalho, 12 para o texto e tópicos, e 10 para os autores, tabelas, títulos e fontes de imagens, sobrescritos, subscritos, referências e notas de rodapé;
e. Imagens (Figuras e Fotos): devem ser preferencialmente convertidas para o formato ".jpg" antes de serem inseridas após a primeira citação no texto do Word, (inserir, figura, do arquivo), centralizadas;
f. Gráficos: devem ser inseridos após a primeira citação no texto do Word como Figuras (copiar, colar especial, figura do Excel Objeto), centralizados, usar títulos de gráficos, imagens e fontes após o objeto;
g. Tabelas: devem ser digitadas no texto do Word, de modo a ficarem independentes dos aplicativos fonte (tais como Excel), usar o título da tabela antes da própria;
h. O texto deve ser alinhado justificado com espaçamento entre linhas simples, e espaçamento entre parágrafos (antes e depois) de 0 pt;
i. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser separado(s) do título por 2 espaços, tamanho 10 (2 vezes ENTER);
j. Os tópicos devem ser separados do final do texto anterior por 2 espaços, tamanho 12 (2 vezes ENTER);
k. O tópico “RESUMO” – se for o caso - deve ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e não numerado;
l. Todos os demais tópicos (INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÃO, DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO, CONCLUSÕES E REFERÊNCIAS) – quando for o caso de cada - devem ser escritos em letras maiúsculas, justificados, em negrito e numerados em sequência.
m. As referências devem ser alinhadas à esquerda com espaçamento entre linhas simples, e espaçamento antes de 6pt e depois de 0 pt.
2. TÍTULO: em letras maiúsculas, negrito e centralizado, deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho.
3. AUTORES(AS): o número de autores(as) deve ser no máximo de 6 (seis) por artigo. O(s) nome(s) deve(m) ser escrito(s) por extenso e deve(m) estar dois espaços abaixo do título, centralizado(s), em letras maiúsculas, seguido(s) do(s) respectivo(s) número(s) índice(s) em ordem sequencial iniciando por ¹, após o último sobrenome de cada autor(a) que, em nota de rodapé o(s) identifique informando inclusive sua(s) instituição(ões) e ou associação(ões). Em caso de mais de um autor, os nomes devem ser separados por ponto e vírgula.
4. RESUMO (em artigos científicos ou tecnológicos): com no máximo 200 palavras, deverá incluir objetivo(s), material e métodos (somente informação essencial para a compreensão de como foram obtidos, destacando os mais significativos e conclusões do trabalho).
5. INTRODUÇÃO: devem ser evitadas divagações, utilizando bibliografia apropriada para abordar os problemas e a justificativa da importância do assunto, deixando claro(s) o(s) objetivo(s) do trabalho.
6. MATERIAL E MÉTODOS (em artigos científicos ou tecnológicos): quando os métodos forem consagradamente utilizados ou métodos analíticos oficiais, apenas a referência bibliográfica bastará. Caso contrário, é necessário apresentar uma descrição objetiva dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, entre outros. Unidades de medida e símbolos devem seguir o Sistema Internacional de Unidades.
7. METODOLOGIA (em artigos no formato de estudo de caso): deve ser descrita a forma como as informações foram obtidas para realizar o estudo de caso, com as constatações e as respectivas interpretações, se possível embasadas em referências bibliográfica. Unidades de medida e símbolos devem seguir o Sistema Internacional de Unidades.
8. DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO (em artigos no formato de relato de experiência profissional, opinião ou análise embasada): O texto deve ter redação clara, seguir sequência lógica, utilizar linguajar de fácil compreensão e compatível com o tema tratado, evitando, tanto quanto possível, linguajar coloquial. A estrutura da abordagem do tema tratado deve permitir que o(a) leitor(a) possa acompanhar todo o raciocínio do(s) autor(es) por meio da lógica início-meio-final. O(s) autor(es) possui(em) liberdade para optar pelo uso de confrontação com a literatura ou não utilizar desse recurso, assumindo, nesse caso, a responsabilidade pela autoria das informações contidas no texto.
9. RESULTADOS E DISCUSSÃO (em artigos científicos, tecnológicos ou estudo de caso): Ilustrações e gráficos devem ser apresentados com tamanho e detalhes suficientes para a composição gráfica final, preferivelmente na mesma posição do texto. Os gráficos devem ser gravados como figuras. A numeração deve ser sequencial, em algarismos arábicos. Devem ser evitadas tabelas extensas e dados supérfluos, privilegiando- se dados médios. Adequar seus tamanhos ao espaço útil do papel e colocar, na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais. As legendas devem ser concisas e autoexplicativas. Na discussão, confrontar os dados obtidos com a literatura.
10. CONCLUSÕES: devem ser baseadas exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando confrontar o que foi obtido/observado com o(s) objetivo(s) estabelecido(s).
11. REFERÊNCIAS (obrigatórias apenas em artigos científicos, tecnológicos ou estudo de caso): evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. As citações no texto devem aparecer somente com as primeiras letras maiúsculas, seguidas do ano entre parênteses. Nas referências, utilizar a Norma Brasileira ABNT NBR 6023 (2018) ou outra que venha a substituí-la. Os exemplos a seguir constituem os casos mais comuns:
a. Artigos de periódicos: SCARIOT, M.A.; KARLINSKI, L.; DIONELLO, R.G.; RADUNZ, A. L.; RADUNZ, L.L. Effect of drying air temperature and storage on industrial and chemical quality of rice grains. Journal of Stored Products Research, v. 89, p. 1-6, 2020. SILVEIRA, M.M.; DITTGEN, C.L.; BATISTA, C.S; BIDUSKI, B; GUTKOSKI, L.C.; VANIER, N.L. Discrimination of the quality of Brazilian wheat genotypes and their use as whole-grains in human nutrition. Food Chemistry, v. 312, p. 126074-8, 2020.
b. Trabalhos de congressos: POLIDORO, E.; LINDEMANN, I.S.; DITTGEN, C.L.; SANTOS, J.P.; HOFFMANN, J. F.; VANIER, N.L. Propriedades Tecnológicas de Grãos de Diferentes Genótipos de Arroz Produzidos em Pelotas-RS. In: VII CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE PÓS-COLHEITA, Londrina. Proceedings: ABRAPOS, 2018. v. 1. p. 890-896.
c. Livros: LORINI, I.; MIIKE, L.H.; SCUSSEL, V.M.; FARONI, L.R.D`A. Armazenagem de grãos. 1. ed. Jundiaí, SP: Instituto Bio Geneziz, 2018. v. 1. 1031p.
12. AGRADECIMENTOS (item opcional): inseri-lo(s), se for o caso, de maneira sucinta, como último tópico do artigo.

Confira os anexos e possíveis atualizações deste regulamento no site da SARGS: www.sargs.agr.br


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