O curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, vem se destacando em diversas áreas do saber agronômico, entre elas, o ensino em Ciências do Solo. Nos dias 1 e 2 de abril de 2022, cerca de 50 estudantes da disciplina de Levantamento e Classificação de Solos participaram de uma excursão técnica pelas regiões do Planalto, Depressão Central e Campanha do Rio Grande do Sul, em um roteiro que totalizou 1.188 km percorridos.
A iniciativa da dinâmica é do coordenador e professor do curso Dr. Eng. Agr. Douglas Rodrigo Kaiser e ocorre anualmente. O objetivo é oportunizar aos alunos o contato e a observação de características ambientais, geológicas, físicas, químicas e morfológicas das diferentes classes de solos nas distintas regiões. Os estudantes realizaram coleta de solos nos municípios de Ijuí, Cruz Alta, Júlio de Castilhos, Santa Maria, São Sepé, São Gabriel, Rosário do Sul, Santana do Livramento e Quaraí , que depois servirão para realizar ensaios em laboratórios e os dados utilizados para elaboração de artigos científicos.
Para o professor Douglas, a atividade e os estudos de mapeamento de solos contribuem para a formação dos acadêmicos permitindo identificar limitações e potencialidades de uso agrícola, instiga soluções como manejos adequados a cada situação, que evitem problemas de degradação dos recursos naturais e favoreçam o aumento da produtividade das culturas agropecuárias.
Perguntada sobre a excursão, a estudante de agronomia Vanessa Dornelles comentou "Os professores do curso estimulam o aprendizado dos alunos demonstrando que o conhecimento não se limita apenas a sala de aula e laboratórios, e que para os futuros Engenheiros(as) Agrônomos(as) é essencial estar no campo".
A atual gestão da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS) vem aproximando-se dos cursos de agronomia das Instituições de Ensino do Estado, buscando dar visibilidade para ações que contribuem com a formação dos futuros profissionais.
#SARGSagronomia
#AgronomiaGaúcha
#ConectaAgronomiaRS
#SaberAgronômico